13.2.14

que comece a tourada!











































Fiz esta ilustração há cerca de dois meses para o Diário de Noticias. Tratava-se de um artigo sobre a guerra civil espanhola. Tanto quanto eu sei não foi publicada. Comprei o jornal todos os sábados seguintes à espera da publicação até que desisti. Perguntei quando seria publicado e não obtive qualquer resposta. Sendo assim sinto-me no direito de partilha-la. Nunca me pagaram por ela assim como até agora não me pagaram por nenhuma ilustração que desde Julho tenho feito para o mesmo jornal. Começa agora sim, uma guerra mas à portuguesa. Sem querer baixar o nível, mas o "touro" já esperou bastante e agora é hora de entrar na arena.Vou lutar não só pelos meus direitos como pelos direitos de outros ilustradores na mesma situação.
Não é o diário de noticias que me deve dinheiro mas sim a agência que serve de intermediária. Contactei o jornal directamente,que me confirmou os seus pagamentos a esta e portanto o que temos é: 1. Uma agência que recebe do cliente mas não paga aos ilustradores. 2. Um jornal que lava as suas mãos e não tem o menor problema em colaborar com uma empresa desonesta.

Não sou a única lesada desta empresa. Aqui podem ver online alguns exemplos que estão à vista de quem quiser.
http://fartosdestesrecibosverdes.blogspot.pt/2011/11/denuncia-agencia-who.html
http://fusivelativo.blogspot.pt/2011/12/who-is-who.html


4 comentários:

Rui Silva disse...

Olá Maria. Deixo de lado a situação dos direitos e da publicação e concentro-me na ilustração: a guerra civil espanhola não foi uma tourada; foi um conflito muito violento que vitimou muita gente e que deixou marcas na sociedade espanhola que ainda hoje estão abertas. Com franqueza parece-me uma ilustração que não apenas passa ao lado do fenómeno da guerra como procura uma imparcialidade que nestes casos não se deve ter. Na guerra civil espanhola um dos lados derrotou a democracia e a liberdade, instaurando uma ditadura sanguinária que perdurou até meados da década de 70 do século XX.

Maria Bouza disse...

Ola Rui,
Vivi alguns Anos em Espanha e sei bem do que se trata a guerra civil espanhola. Aliás...o meu apelido é Espanhol....
Esta ilustracao foi feita para um jornal, e portanto sujeita à revisão de um editor que a aprova ou nāo.TAmbém as condições que me foram dadas para a executarforam muito particulares (sem texto, quando seria ma ilustracao para acompanhar uma crónica sabia lá eu em que contexto?! Etc etc...)
Por fim, e pelo facto de nao ter nenhum texto a ilustrar decidi contactar uma amiga espanhola ( daquelas da qual a familia foi bastante afetada pela guerra) formada em ciencias politicas para que me desse a sua opinião sabendo à partida a natural susceptibilidade das pessoas a este tema.
Enfim, nao é que tenha de justificar o Meu Trabalho mas penso que é importante nao julgar sem tentar apurar os factos. Se leste o artigo publicado gostaria que mo enviasses, já que eu até agora continuo sem respostas.
Obrigada por passares por aqui e espero que voltes.
Ah! E e quando me refiro a tourada obviamente estou-me a referir à disputa com quem não me pagou e o devia ter feito.
Maria

Rui Silva disse...

Olá Maria. Obrigado pela resposta. Não procurava justificação tua, mas como seguidor do teu blogue (e admirador do teu trabalho), achei justo - e justificado - dar a minha opinião sobre esta ilustração em particular.

Maria Bouza disse...

Obrigada eu Rui, os comentários e as visitas serão sempre bem-vindos!